Cerimônia de casamento, como fazer tudo perfeito



Ter uma cerimônia de casamento do jeitinho que você sonhou e arquitetou é algo absolutamente possível desde que todos os envolvidos estejam cientes dos planos e do cronograma a ser cumprido. O desafio é alinhar funções e o tempo em que cada tarefa deve ser realizada.

Para facilitar o seu trabalho e a organização da sua cerimônia tente realizar uma reunião com seus fornecedores antes do evento e alinhar todas as suas expectativas e necessidades. Listamos abaixo, em ordem de envolvimento, os principais responsáveis pelo sucesso da sua cerimônia.

A assessoria de casamento

A assessora deve ser responsável pelo andamento da cerimônia como um todo. Desde a recepção até a despedida dos convidados, é ela quem é a principal coordenadora dos acontecimentos. Deixe claro como você deseja que as coisas aconteçam. Provavelmente ela vai apresentar uma sugestão para o desenrolar da festa. Faça as alterações que julgar necessárias e peça para que ela as cumpra como você deseja, afinal, o casamento é seu. Vale lembrar que algumas coisas são inviáveis, mas sempre que ela te disser isso, peça que explique os motivos e tente negociar.

O cerimonialista

O cerimonialista é a pessoa responsável por narrar os acontecimentos, convocar os envolvidos e até mesmo animar o evento. Na falta da assessoria, é ele quem pode te ajudar. Alinhe com ele tudo o que for definido com a assessoria, caso tenha uma, e caso não tenha, explique para ele como quer que as coisas aconteçam e como gostaria que elas fossem anunciadas. É basicamente criar um roteiro que ele deve seguir durante a cerimônia. Caso ele seja o responsável pelo enlace legal ou fictício, conte o tempo que gostaria que esta etapa leve e combine um sinal para encurtar, caso ele se prolongue demais.

Os responsáveis pelo local onde a festa será realizada

Normalmente o pessoal do local do evento tem muito a agregar quanto a dinâmica das festas realizadas ali. Escute o que eles têm para falar, as sugestões que fizerem. Diga como imagina sua festa e preste atenção nos insights de possibilidades dentro daquele ambiente específico. Pense que muitas cerimônias já devem ter sido realizadas ali e que cada uma delas foi de um jeito diferente, então, você pode aproveitar o melhor de cada uma delas na sua própria festa.

Os DJs

Na ausência do cerimonialista o DJ é quem canta as bolas. Além de escolher o repertório e pontuar tudo o que você quer que toque e tudo o que ele não deve tocar de maneira nenhuma, é importante que uma cópia do que foi combinado, com horários e acontecimentos, seja deixado com o Dj e que ele tenha liberdade para agir caso seja necessário. Se alguém tem o pó mágico da animação, é esse cara aqui e você deve estar muito bem alinhada com ele; faça com que ele saiba exatamente como você imagina que cada coisa aconteça e quais momentos da festa.

A noiva e o noivo

Não surtem se alguma coisa não sair como planejado e contem sempre com atrasos. Tenham uma margem de erro de pelo menos uma hora e caso alguma coisa atrase, sejam flexíveis para alterar o andamento da festa encurtando ou alongando alguns eventos. Estejam com coração e mente abertos para aproveitar. Afinal, a festa é de vocês e é claro que nem sempre podemos ter controle sobre tudo e tudo bem. Planeje e alinhe, mas se algo não sair como desejaram, aproveitem e curtam o momento como ele se criou.