Fiquei noiva e agora



Fiquei noiva e agora? Por onde devo começar? Se você está nessa fase da sua vida, saiba que você não está sozinha. Ela é comum a muitas noivas que, depois do tão sonhado pedido de casamento, precisam iniciar os preparativos para o grande dia.

 

A fase do planejamento — que, geralmente, começa entre um e um ano e meio antes da celebração — é extremamente importante e muitos casais ficam em dúvida sobre o que deve ser feito primeiro.

Para te ajudar, mostraremos abaixo como iniciar a organização dessa data tão especial. Continue a leitura!

 

Defina a data e o estilo da comemoração

O primeiro passo do planejamento é definir a data com o noivo. Escolha o mês em que vocês desejam se casar e procurem ser flexíveis com a data, assim haverá mais opções de fornecedores e locais, lembre-se de que alguns meses do ano, como maio e setembro, são bastante concorridos.

 

O estilo da comemoração e a data devem ser pensados em conjunto. Se a ideia for realizar um casamento ao ar livre, por exemplo, marcá-lo durante o outono ou a primavera é uma boa decisão, porque o clima é agradável e a probabilidade de chuva é menor.

 

Se o desejo for por um destination wedding (quando os noivos escolhem uma cidade diferente da sua para realizar a cerimônia de casamento), opte por uma data com feriado prolongado para facilitar a locomoção dos convidados. Essa também é uma sugestão para casos em que as famílias moram longe.

 

Por fim, defina se a cerimônia religiosa será feita na igreja ou no local da festa. Algumas igrejas são bastante concorridas e será preciso reservá-las com antecedência.

 

Estabeleça o orçamento

 

Outro passo importante que deve ser feito logo no início dos preparativos é estipular o orçamento, pois ele direcionará as próximas etapas da organização, tais como o número de convidados, o local e os serviços do evento.

 

Tenha em mente o quanto você e seu noivo poderão investir e procure manter um controle financeiro para não extrapolar esse valor.

 

“Fiquei noiva e agora? Quanto custará meu casamento?” O custo total do evento depende de diversos fatores: estilo da festa, quantidade de pessoas, quais os serviços contratados, etc. Para ter uma ideia de valores, comece orçando o espaço da festa, buffet e decoração. Normalmente, esses são os serviços que precisam de mais investimento.

 

No Recanto dos Sonhos você pode orçar a sua festa completa através desse link: http://bit.ly/orcamento-recanto-dos-sonhos

 

Defina a lista de convidados

 

Você ficou noiva e agora é o momento de fazer a lista de convidados!

Os valores de uma festa podem aumentar consideravelmente de acordo com o número de pessoas. Por isso, a elaboração da lista é uma etapa bastante delicada e, em alguns casos, chega a tirar o sono dos noivos. Mas não se desespere, vocês terão tempo para ajustá-la com calma no decorrer do planejamento.

 

Nesse primeiro momento, a lista de convidados serve para você ter uma ideia de quantas pessoas gostaria de convidar e analisar se o número está adequado ao orçamento. Inclua familiares, amigos e crianças — geralmente, os buffets de casamento contabilizam crianças acima de 6 anos.

 

Contrate uma assessora de casamento

 

No começo dos preparativos também é necessário estabelecer se haverá uma assessora de casamento. Essa profissional tem um papel significativo na organização do evento e te auxiliará no processo de contratação de todos os fornecedores.

 

“Fiquei noiva e agora? Será que preciso de uma assessora?” Se você tiver em dúvida sobre a necessidade de contar ou não com esse serviço, analise o tempo de planejamento e o quanto você conseguirá se dedicar aos preparativos. Para casamentos com mais de 100 convidados ou que tenham um curto prazo para a organização — cerca de 6 meses ou menos — com certeza, esse serviço será de grande ajuda.

 

Selecione os principais fornecedores

 

Com cerca de um ano para a data escolhida, é o momento de selecionar os principais fornecedores do evento, são eles: local, buffet e decoração. Essa etapa envolve desde pesquisa, cotação, reunião e degustação até o fechamento do contrato.

 

Alguns locais são bastante concorridos, portanto, é necessário defini-los o quanto antes, mas faça tudo com tranquilidade e avalie bem para contratar um espaço com boa infraestrutura para você e seus convidados. Aliás, essa dica vale para todos os fornecedores: pesquise bastante para selecionar empresas confiáveis e que ofereçam um serviço de qualidade.

 

O Recanto tem um  guia de fornecedores que você pode conferir nesse link: http://bit.ly/guia-de-fornecedores-recanto

 

Como organizar tudo? Faça um checklist do casamento

 

Em um primeiro momento o planejamento do casamento é um pouco assustador, não é mesmo? São tantas etapas e detalhes para decidir que parece que você não dará conta de tudo, mas mantenha a calma, pois com paciência e organização tudo dará certo!

 

Faça um checklist para acompanhar os preparativos. Coloque nele todos os itens do casamento que precisam ser definidos e uma data limite para que isso aconteça. Assim, você conseguirá visualizar facilmente o que precisa ser resolvido.

 

Aproveite o momento!

 

Nós sabemos que essa etapa é repleta de atividades: é preciso definir os serviços do evento e adequá-los ao orçamento, contratar os fornecedores, fazer reuniões, finalizar a lista de convidados, entre outras tarefas. Contudo, também é um momento de expectativa, de imaginar como será a data e de colocar todo seu carinho e dedicação para a realização desse grande dia.

 

Nós, da Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos, podemos fazer com que seu casamento seja ainda mais especial! Participe do Workshop dos Sonhos e tire as suas dúvidas sobre a organização do seu casamento e aproveite e conheça nosso espaço, faça a sua inscrição nesse link: http://bit.ly/workshop-dos-sonhos