Blog

Passo a passo para organizar um casamento de sucesso

19/04/2017

Neste texto a Chácara Recanto dos Sonhos te dá um passo a passo para organizar um casamento do zero. Tópico a tópico, como um checklist que você pode imprimir ou salvar para ir marcando cada tarefa realizada. A gente concorda que casar dá bastante trabalho e que as vezes é difícil manter o controle e segurar as pontas sem surtar. Mas seguir esse passo a passo organizado por uma equipe especialista no assunto, com certeza vai te ajudar a passar por cada etapa sem stress, e o que é melhor, disfrutando a alegria de planejar você mesma o maior evento da sua vida.

1.         Defina o orçamento disponível

2.         Defina o número de convidados

3.         Faça a lista com os nomes de cada convidado

4.         Defina a data do casamento. Civil e religioso.

5.         Reserve a data no civil.

6.         Reserve a data na igreja.

7.         Reserve um espaço para organizar todos os contatos e informações dos fornecedores pesquisados. *Monte uma pasta se você é de tipo de pessoas que precisa de documentos físicos ou prepare uma planilha no computador.

8.         Comece as pesquisas sobre estilos de festa/espaço/decoração/serviço. Vale o youtube, facebook, pintrest, instagram, sites e revistas na temática. Abuse dessa etapa por ela é fundamental e vai te trazer muitos insights e possibilidades.

9.         Defina o estilo da festa. Aqui você usa tudo o que viu e começa a desenhar uma festa com o estilo do casal. Considere cores, modelos, vestimentas, locações tipo de cerimônia.

Durante a organização, mesmo seguindo um passo a passo para organizar um casamento, é necessário que algumas tarefas sejam realizadas simultaneamente, como é o caso da busca pelo vestido (da noiva e das madrinhas), terno (do noivo e dos padrinhos), locação, fotografia, filmagem cardápio e banda. Parece muita coisa – e realmente é, mas tente manter a calma.

Pode ser um pouco exaustivo mas é absolutamente possível conciliar todas as coisas, haja vista que todas estão interligadas na intenção, possivelmente você encontrará mais de uma coisa cada vez que buscar por alguma delas. Os buffets, por exemplo, geralmente oferecem não apenas a locação do espaço, mas também algumas opções de cardápio, bem como pode, possivelmente te indicar profissionais parceiros.

10.      Comece a procurar inspirações de modelos para o vestido e comece principalmente a visitar lojas/estilistas especializadas.

11.      Comece a buscar por fornecedores que atendam ao estilo que definiram. Nesta etapa é importante começar a visitar os espaços possíveis para a realização do casamento você vai encontrar muitos fornecedores afiliados e/ou locações que oferecem o serviço completo. Faça todas as perguntas possíveis a cada um e considere a possibilidade de contratar um evento completo, caso encontre um lugar que o ofereça tudo como vocês desejam em um pacote único.

12.      Reserve a locação/espaço para a realização da festa.

Caso o local escolhido para a realização do evento não ofereça o pacote completo, ou por qualquer motivo vocês prefiram contratar separadamente os serviços, os próximos passos devem ser:

13.      Experimente todas as comidas possíveis: aperitivos, entradas, pratos principais, sobremesas, bolos, docinhos e salgadinhos. Pesquise sobre as diferentes maneiras possíveis de servir em um casamento. Escolha a que mais agrada vocês. Encontre um buffet que atenda ao projeto.

14.      Contrate o serviço de buffet.

15.      Se o buffet não oferecer as bebidas alcoólicas, ou vocês quiserem agregar um pouco de charme;

16.      Contrate uma empresa especializada em drinks e bebidas.

17.      Encontre empresas de decoração e leve o responsável ao espaço sempre que solicitar um orçamento. Fique atenta a cada detalhe, e certifique se a empresa contratada será responsável ou não pela compra dos materiais necessários e flores utilizadas.

18.      Contrate a decoração. Caso necessário contrate a floricultura responsável pelo fornecimento das flores.

19.      Vai ter música ao vivo? Comece a pesquisar bandas do agrado dos noivos. Aqui é importante sondar a possibilidade de ir á uma apresentação da banda, seja em um casamento ou não. Perguntem sobre a possibilidade ou não de montar um repertório completo, só com as músicas que os noivos desejam. Algumas bandas definem um estilo musical para a apresentação e tocam apenas um número restrito de músicas pré-definidas.

20.      Contrate a banda.

21.      Entre em contato com fotógrafos e cinegrafistas. Sempre peça para ver o portfólio de cada um.

22.      Contrate os serviços de foto e vídeo.

23.      Encontre um DJ maneiro e flexível que aceite sugestões na playlist. Certifique-se de que o profissional será responsável pela sonorização durante todo o evento. Importante frisar que a maioria das empresas oferecem os serviços de som e iluminação agregados. Tire suas dúvidas quanto a isso.

24.      Contrate o DJ.

25.      Contrate a empresa de iluminação. Não se esqueçam de perguntar sobre cada detalhe e principalmente para o que serve os equipamentos de luz. A maioria produz algum efeito visual. Certifique-se de contratar apenas os que agradam ao casal.

Conheça os 30 motivos para se casar no Recanto

A maratona do planejamento chegou ao fim! Vocês provavelmente passaram poucas e boas nesse percurso e até acabaram se conhecendo melhor, ou vão dizer que não houve alguma surpresa? Risos, provavelmente algumas, mas tudo é para fortalecer a união entre os dois. Agora é só aproveitar a festa.

Ufa, a lista de tarefas para organizar um casamento é extensa não é mesmo? Mas se você quiser o Recanto pode cuidar dela para você, pois as nossas noivas possuem o nosso serviço all inclusive com todos os serviços que citamos na matéria, quer saber mais? Solicite um contato!

Matérias Recentes

4 motivos para realizar palestras institucionais fora do ambiente da empresa

Você já pensou em realizar suas palestras institucionais para além dos limites do escritório? Se não, talvez esteja na hora de...

Leia Mais

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro: Decoração com a Árvore Francesa

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro! O mundo dos casamentos é sempre uma fonte inesgotável de inspiração, e quando se trata de casais...

Leia Mais
carro da barbie

Rosa no casamento: como usar a cor da Barbie no seu casamento

O mundo da Barbie está invadindo as telonas e conquistando corações! E com todo esse sucesso rosa, nada melhor do que aproveitar o...

Leia Mais

Matérias Recentes

Músicas para Casamentos: recomendação da cantora Lorenza Pozza

...

Leia Mais

#Podcast – Tendências para Casamentos em 2024

...

Leia Mais

Vídeo novo cerimonial mini wedding Recanto dos Sonhos

...

Leia Mais
Card image

Receba agora mesmo um orçamento para você realizar seu grande dia no

Recanto dos Sonhos

Clique aqui

Planilha inteligente para

Lista de convidados

Lista de convidados

Baixe o ebook Baixe o ebook

Planilha de planejamento

Financeiro

Financeiro

Baixe o ebook Baixe o ebook

Para se casar no Recanto

30 Motivos

30 Motivos

Baixe o ebook Baixe o ebook

Todos os materiais para

Planejar seu evento

Planejar seu evento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Papelaria de

Casamento

Casamento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Cardápio Recanto dos Sonhos

O seu evento acontecerá uma única vez, não terá depois ou segunda chance para ser realizado do jeitinho que você sempre sonhou! Aproveite as oportunidades, escolha a opção que mais combina com o seu evento:

ACESSE NOSSO CARDÁPIO DOS SONHOS
Chat WhatsApp

Recanto dos sonhos

online

Olá, vamos conversar?
Preencha os dados abaixo para agilizar nossa conversa e ser redirecionado ao WhatsApp.