7 dicas de como escolher o vestido de noiva

7 dicas de como escolher o vestido de noiva



É bem provável que você concorde: o dia do casamento costuma estar, desde a infância, no pensamento de muitas mulheres. E uma parte bem significativa desse momento é o vestido de noiva. Há inclusive, quem tenha em mente as especificações exatas para cada detalhe da peça.

Se você está nesta fase de escolher o vestido de noiva dos sonhos, este artigo vai te ajudar na missão de encontrar uma peça que considere perfeita hoje, mas também daqui algumas décadas, quando estiver recordando as fotos do seu casamento.

1 - Encontre referências

Folheie páginas de revistas, acesse várias lojas on-line de noivas e explore o Pinterest, confira o que as noivas que são celebridades optaram por usar. Enfim, antes de partir para a procura de fato, tenha algumas referências em mente, pois isso vai ajudar muito durante a seleção.

2 - Leve em consideração o formato do seu corpo

Para escolher o vestido de noiva ideal, é preciso estar bem atenta à forma do seu corpo, pois cada modelo valoriza uma parte específica.

Corpo retangular

Indicação: modelos que valorizam a cintura, entre eles no estilo princesa ou com saia evasê.

Contraindicação: modelos de corte reto.

Corpo pera

Indicação: modelos que destacam a parte superior do corpo, com as saias mais soltas e detalhes nas pontas.

Contraindicação: modelos sereia e vestidos de cintura baixa.

Corpo oval

Indicação: modelos evasê e com decote em V, que valorizam o colo e os braços.

Contraindicação: modelos sereia.

Corpo triângulo invertido

Indicação: modelos com saia em A, repleta de camadas, que valorizam a parte inferior do corpo.

Contraindicação: modelos sereia e de corte reto.

Corpo ampulheta

Indicação: modelos com saia em A, de cintura um pouco mais alta, assim como os modelos de corte reto e sereia, que valorizam a cintura.

Contraindicação: modelos de cintura baixa.

3 - Considere o tema do seu casamento

Qual será o tema do seu casamento e o local da comemoração? Na hora da escolha do vestido de noiva, tenha em mente tanto o local quanto tema para evitar que o vestido fique em desarmonia com o estilo da celebração.  

4 - Pense nos aspectos práticos

Lembre-se sempre: você estará em constante movimento em meio à cerimônia e à festa de casamento. Então, vale a pena fazer alguns testes com cada vestido. Sente-se, levante-se, erga os braços (como se você fosse dançar ou abraçar alguém) e verifique se em meio a todos esses movimentos você permaneceu confortável.

5 - Mantenha a mente aberta

Mesmo depois de estar com algumas referências de vestidos, é bem comum ouvir relatos de noivas que provaram os modelos previamente escolhidos e acabaram preferindo algo que nem estava nos planos. Por isso, na hora de definir o vestido de noiva, vale a pena manter a mente aberta e disposta a ouvir a opinião dos profissionais que estão auxiliando. Você pode ter uma grata surpresa ao estar disposta a enxergar todas as possibilidades.

Leia também: Por que fazer o seu casamento em 2019?

6 -  Escolha um vestido de noiva fiel ao seu tamanho

Se você leu o tópico e está pensando “mas eu vou emagrecer até o grande dia!”, mesmo assim, a indicação é a mesma: compre ou alugue um vestido que corresponda ao tamanho atual do seu corpo em vez de um tamanho menor. Assim, caso você consiga de fato emagrecer, os ajustes poderão ser feitos. No entanto, se você não conseguir eliminar os quilinhos que planeja, evitará ficar frustrada e preocupada.

7 -  Decida entre comprar ou alugar

Essa é uma decisão bem pessoal. Você precisa levar em consideração fatores como:

- Quer economizar? Então, a melhor indicação é alugar.

- Quer um modelo exclusivo? Então, vale mandar fazer.

- Não abre mão de guardá-lo para sempre? Então, o jeito é comprar pronto ou mandar fazer.

Se o seu casamento vai acontecer aqui no Recanto dos Sonhos, temos três parceiros onde você pode escolher o seu vestido, são eles: Vestire, Delicacy e Sposatta. 

Agora que você já está por dentro das principais dicas sobre como escolher o vestido de noiva, aproveite para conferir nosso artigo sobre como inovar na decoração do grande dia.


Seja bem vindo ao Recanto dos Sonhos

Agora está na hora de marcar uma visita para conhecer o Recanto de perto!