Checklist de presentes para a lista de casamento

Montar a lista de casamento é uma das tarefas entre os preparativos para o grande dia. Também é um ponto que deixa os noivos cheios de dúvidas, afinal, por onde começar?

Para elaborar a lista, é importante compreender quais presentes pedir e escolher uma loja para indicar. Nem sempre essa escolha é fácil, exigindo que os noivos façam uma pesquisa minuciosa.

Mas, pode ficar tranquila noivinha, porque preparamos um checklist completo para te ajudar. Confira a seguir nossas 5 dicas para que a sua lista de presentes fique completa.

1) O que pedir na lista de casamento?

A principal dúvida dos noivos é em relação aos presentes que devem fazer parte da lista. Os itens escolhidos farão parte do novo lar, então é interessante incluir móveis, peças de décor e utensílios.

No geral, a lista de casamento deve ser completa no sentido de atender as necessidades da casa e dos noivos.

Para facilitar, tente dividi-la por ambientes, listando itens que cada cômodo precisa.

Por exemplo, para a sala, é interessante pedir pequenos itens de decoração, porta-retrato, almofadas ou abajur. Já para a cozinha, a lista fica um pouco mais extensa, composta por eletrodomésticos, faqueiros, jogos de copo, panela e jantar.

Cada cômodo tem sua própria necessidade, tornando mais fácil aos noivos identificar o que precisam.

Leia mais: Decoração de casa: Dicas para o 1º lar

2) A lista deve ser feita em conjunto

Essa não é uma tarefa exclusiva da noiva ou só do noivo, o casal deve pensar juntos.

A lista de casamento não é composta por itens de uso pessoal, mas sim móveis, eletrônicos e eletrodomésticos para a casa. Por isso, os noivos devem sentar e discutir o que precisam juntos.

3) Destine alguns itens para o chá de cozinha

Durante a montagem da lista surgiram opções de alto valor, como os eletrônicos, e outros mais acessíveis, como os utensílios.

Você vai perceber que algumas opções têm mais cara de chá de cozinha do que presente de casamento.

Sendo assim, pode jogar esses presentes para a lista do chá. Aqui entram talheres, copos, panos de prato e chão, baldes, potes plásticos e utensílios no geral.

Desta forma, você acaba preparando ambas as listas de uma só vez.

4) Antes de escolher a loja, pesquise

É muito comum que os noivos indiquem uma loja para a compra dos itens presentes na lista de casamento. Essa é a escolha mais importante e requer um pouco mais de atenção.

Vai muito além do que simplesmente enviar uma lista de presentes aos convidados. A loja precisa ter os itens do seu interesse, mas apresentar alguns diferenciais ao casal.

É interessante, por exemplo, que ela tenha uma política de troca, pois é comum receber presentes repetidos.

A melhor forma de escolher a loja ideal é pesquisando muito e conhecendo o que cada uma oferece. Vale recorrer à internet e contar com a indicação de amigos, conhecendo a experiência deles com as listas de casamento.

E vocês não precisam ficar presos a uma única loja. Se encontrarem mais de uma que tenha uma proposta interessante e boa reputação, por que não sugerir às duas?

5) Tenha uma lista de casamento online e outra presencial

A tecnologia facilitou muito para os noivos e hoje é possível criar listas online, facilitando inclusive para os convidados.

As listas online trazem opções de presentes e informações sobre o casal, festa e muito mais. Além disso, os noivos têm a alternativa de receber os presentes ou o valor destes para usarem como achar melhor.

Embora seja prático, não deixe de fora a lista de casamento presencial. Muitas pessoas estão acostumadas a essa opção, principalmente os mais velhos.

Lembre-se que nem todos os convidados têm familiaridade com a tecnologia. O que pode ser prático para você, pode não ser para aquela tia já de idade, por exemplo.

Com as nossas dicas, ficou bem mais fácil montar a sua lista de casamento, não é mesmo? E esse não é o único detalhe da organização do seu grande dia que podemos ajudar. Clique aqui e saiba o que o Recanto dos Sonhos oferece para seu casamento.

Explorar

Share This