Blog

Por que o mês de maio é considerado ‘mês das noivas’?

06/04/2020

A tradição, dominante em vários países tem origens na estação e na associação com o Dia das Mães

Muitas teorias tentam explicar por que o mês de maio é considerado ao redor do mundo como o mês das noivas. Entre as possíveis razões, estão as temperaturas mais agradáveis e o surgimento das flores no hemisfério norte; ligação com a consagração de Maria, mãe de Jesus; e forte influência do Dia das Mães em alguns países.

Segundo a diretora da Chácara & Buffet Recanto dos Sonhos, Vânia Figueira, existem diversas vertentes que podem estar relacionadas à escolha do mês de maio para casamentos, mas a que mais se aplica, é a escolha da primavera para a celebração de casamentos, que é conhecida pelo renascimento das flores e clima agradável, tornando a época muito disputada entre as noivas. Isso porque no hemisfério Norte a primavera atinge o seu ápice no mês de maio, o que explica a escolha da data. Por influência da colonização, o Brasil acabou importando a prática, fazendo com que a quantidade de cerimônias em maio fosse igualmente significativa por aqui durante uma época.

No Brasil a tradição de se casar em maio perdeu força e atualmente o mês ocupa a 6º posição no ranking de meses de alta temporada dos casamentos, segundo o IBGE, atrás dos meses: dezembro (1°), janeiro (2º) e outubro (3º), que são considerados os meses favoritos.

“Outra curiosidade é que em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal, pela tradição dos romanos em homenagear Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.  Já os norte-americanos, preferem dizer “sim” em fevereiro, a fim de celebrarem a união perto do Dia dos Namorados, o Valentines Day, que naquele país é comemorado em 14 de fevereiro e não em 12 de junho, como no Brasil”, explica Vânia.

Para o Recanto dos Sonhos o mês e a estação não importam. Quando existe amor, o casamento pode acontecer em qualquer dia do ano.

Matérias Recentes

4 motivos para realizar palestras institucionais fora do ambiente da empresa

Você já pensou em realizar suas palestras institucionais para além dos limites do escritório? Se não, talvez esteja na hora de...

Leia Mais

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro: Decoração com a Árvore Francesa

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro! O mundo dos casamentos é sempre uma fonte inesgotável de inspiração, e quando se trata de casais...

Leia Mais
carro da barbie

Rosa no casamento: como usar a cor da Barbie no seu casamento

O mundo da Barbie está invadindo as telonas e conquistando corações! E com todo esse sucesso rosa, nada melhor do que aproveitar o...

Leia Mais

Matérias Recentes

Músicas para Casamentos: recomendação da cantora Lorenza Pozza

...

Leia Mais

#Podcast – Tendências para Casamentos em 2024

...

Leia Mais

Vídeo novo cerimonial mini wedding Recanto dos Sonhos

...

Leia Mais
Card image

Receba agora mesmo um orçamento para você realizar seu grande dia no

Recanto dos Sonhos

Clique aqui

Planilha inteligente para

Lista de convidados

Lista de convidados

Baixe o ebook Baixe o ebook

Planilha de planejamento

Financeiro

Financeiro

Baixe o ebook Baixe o ebook

Para se casar no Recanto

30 Motivos

30 Motivos

Baixe o ebook Baixe o ebook

Todos os materiais para

Planejar seu evento

Planejar seu evento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Papelaria de

Casamento

Casamento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Cardápio Recanto dos Sonhos

O seu evento acontecerá uma única vez, não terá depois ou segunda chance para ser realizado do jeitinho que você sempre sonhou! Aproveite as oportunidades, escolha a opção que mais combina com o seu evento:

ACESSE NOSSO CARDÁPIO DOS SONHOS
Chat WhatsApp

Recanto dos sonhos

online

Olá, vamos conversar?
Preencha os dados abaixo para agilizar nossa conversa e ser redirecionado ao WhatsApp.