Por que o mês de maio é considerado ‘mês das noivas’?

Por que o mês de maio é considerado ‘mês das noivas’?



A tradição, dominante em vários países tem origens na estação e na associação com o Dia das Mães

Muitas teorias tentam explicar por que o mês de maio é considerado ao redor do mundo como o mês das noivas. Entre as possíveis razões, estão as temperaturas mais agradáveis e o surgimento das flores no hemisfério norte; ligação com a consagração de Maria, mãe de Jesus; e forte influência do Dia das Mães em alguns países.

Segundo a diretora da Chácara & Buffet Recanto dos Sonhos, Vânia Figueira, existem diversas vertentes que podem estar relacionadas à escolha do mês de maio para casamentos, mas a que mais se aplica, é a escolha da primavera para a celebração de casamentos, que é conhecida pelo renascimento das flores e clima agradável, tornando a época muito disputada entre as noivas. Isso porque no hemisfério Norte a primavera atinge o seu ápice no mês de maio, o que explica a escolha da data. Por influência da colonização, o Brasil acabou importando a prática, fazendo com que a quantidade de cerimônias em maio fosse igualmente significativa por aqui durante uma época.

No Brasil a tradição de se casar em maio perdeu força e atualmente o mês ocupa a 6º posição no ranking de meses de alta temporada dos casamentos, segundo o IBGE, atrás dos meses: dezembro (1°), janeiro (2º) e outubro (3º), que são considerados os meses favoritos.

“Outra curiosidade é que em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal, pela tradição dos romanos em homenagear Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.  Já os norte-americanos, preferem dizer “sim” em fevereiro, a fim de celebrarem a união perto do Dia dos Namorados, o Valentines Day, que naquele país é comemorado em 14 de fevereiro e não em 12 de junho, como no Brasil”, explica Vânia.

Para o Recanto dos Sonhos o mês e a estação não importam. Quando existe amor, o casamento pode acontecer em qualquer dia do ano.


Seja bem vindo ao Recanto dos Sonhos

Agora está na hora de marcar uma visita para conhecer o Recanto de perto!