Qual a melhor data para casar?

Qual a melhor data para casar?



Assim que um casal acaba de ficar noivo, uma das perguntas mais presentes nas rodas de conversa de amigos e familiares é “e então, quando será o casamento?”. Geralmente, depois do noivado, os casais levam cerca de um ano para celebrar a união. A escolha da melhor data para casar é uma decisão que pode ser difícil, pois deve levar em consideração as necessidades e vontades dos noivos - casamento com muitas flores, casamento ao ar livre, casamento com temperaturas amenas, orçamento limitado.

Enfim, para ajudar na missão de definir a melhor data para casar, listamos algumas dicas práticas e decisivas.

Melhor data para casar de acordo com a estação do ano

Uma coisa é certa: o tempo impacta diretamente no estilo e na localização do seu casamento. Afinal, ele é capaz de criar um clima completamente diferente de acordo com cada estação.  Basta pensar em como as pessoas se vestem quando as temperaturas estão bem baixas e o oposto disso quando o calor é intenso. Esse é o primeiro ponto a se pensar: qual clima vocês preferem no dia do casamento?

Se vocês não abrem mão de casar com muito colorido à vista, algum dos meses que compõe a primavera são mais adequados. Se a intenção é abusar das cores frias, o inverno é estratégico. Se curtem vento, nada melhor que o outono. Se as altas temperaturas são prioridades, apostem em um dos meses que fazem parte do verão.

Orçamento disponível

Existem alguns meses do ano bastante disputados para agendar cerimônias de casamento, entre eles março, abril, maio, setembro, outubro e novembro. Automaticamente, nesses períodos os preços costumam estar mais altos. Então, se vocês possuem um orçamento restrito e predeterminado, vale avaliar diferentes períodos do ano antes de decidir a melhor data para casar.

Leia também Orçamento de casamento - Aprenda a planejar

Amigos e familiares que não moram na cidade

Se na lista de convidados estão pessoas que moram distante da cidade onde ocorrerá a celebração (principalmente pais, irmãos e padrinhos), vale considerar a ideia de agendar a data emendando com um feriado. Isso facilita o deslocamento e contribui para que os convidados consigam aproveitar mais intensamente a comemoração.

Resumo mês a mês

Janeiro: menos procurado devido às festas de fim de ano, o que aumenta a possibilidade de conseguir descontos.

Fevereiro: semelhante a janeiro, possui menor procura. Detalhe importante: flores tropicais são mais fáceis de encontrar nessa época.

Março: a procura em março aumenta. É um período considerado chuvoso, então é preciso ter cuidado caso a intenção seja casar ao ar livre.

Abril: concorrência super alta, devido às temperaturas amenas e o tempo mais seco.

Maio: popular "mês das noivas", algumas igrejas costumam ter listas de espera de um ano.

Junho: baixa concorrência, ideal para conseguir descontos. Nesta época as temperaturas costumam estar baixas.

Julho: mês pouco disputado, assim como junho.

Agosto: conhecido como "mês do desgosto", muitos casais evitam esse período, o que contribui para encontrar mais datas disponíveis.

Setembro: este mês é bem requisitado, especialmente pela temperatura agradável, chegada da primavera e o colorido das flores.

Leia também Setembro: a nova data para se casar

Outubro: as cores da natureza permanecem bem fortes em outubro, fazendo com que ele esteja entre os meses preferidos dos noivos.

Novembro: este é o "mês das lavandas", repleto de aroma e as cores, e também apresenta alta procura.

Dezembro: devido às festas de fim de ano, dezembro acaba sendo um mês bem concorrido para quem quer casar na primeira quinzena do mês. Outras características são as altas temperaturas, ideal para programar a cerimônia bem ao final da tarde.

E então, este post te ajudou a clarear a mente em relação à melhor data para casar? Aproveite para conferir o blog do Recanto dos Sonhos Chácara e Eventos e ficar por dentro de várias outras dicas que vão tornar o seu grande dia ainda mais especial.


Seja bem vindo ao Recanto dos Sonhos

Agora está na hora de marcar uma visita para conhecer o Recanto de perto!