4 dicas de ornamentação para casamento

4 dicas de ornamentação para casamento



Quem está vivendo a experiência de planejar um casamento ou, então, já passou por essa fase, sabe muito bem o quanto a missão exige tempo e dedicação. Um dos itens mais amplos da lista está relacionado à ornamentação para casamento. Afinal, vários são os espaços e elementos que precisam ser decorados, entre eles o altar, entrada para a cerimônia, mesa dos noivos, dos convidados e dos doces.

Em meio a todas as decisões necessárias, é normal ter dúvidas sobre ornamentação para casamento. Por isso, preparamos este artigo com quatro dicas simples e práticas que vão ajudar noivos e noivas a encontrarem as melhores alternativas.

1) Use o estilo do casal como o norte para as decisões

Muito provavelmente você já participou de casamentos em que ficou perceptível que a decoração tinha relação com o estilo de vida do casal. Esse cuidado dá um ar ainda mais especial à cerimônia - inclusive anos depois, na hora de recordar aquele momento olhando fotos e filmagens. Mobiliários, elementos de cenografia e peças especiais são capazes de trazer para a cerimônia detalhes originais que permitem que os convidados identifiquem o casal por meio da ornamentação para casamento.

2) O que é essencial na entrada da cerimônia?

A entrada da cerimônia está entre os elementos mais importantes. Afinal, é o lugar onde todos batem o olho em algum momento, especialmente durante a entrada dos pais, padrinhos e noivos. Mesmo assim, não é preciso contar com uma série de itens decorativos para tornar a entrada linda, o segredo é harmonizar.

Quer alguns exemplos? Se o casamento for na igreja, vale a pena investir em um tapete para o corredor central e em buquês de flores presos aos bancos da igreja. Se o casamento for ao ar livre, uma estratégia é a de utilizar a própria composição do chão como tapete “natural”, incluindo um caminho de flores na lateral para marcar o espaço.

3) Escolhas seguras para a decoração do altar

O altar é lugar de destaque o tempo todo. Entre os decoradores que trabalham com casamento, costuma-se dizer que flores claras em arranjos florais imponentes são sempre uma boa escolha. Se o casamento ocorrer na igreja, é estratégico seguir a mesma linha das flores que serão colocadas no corredor. Se o casamento acontecer ao ar livre, é possível ousar um pouco mais, incluindo cortinas de seda e arcos com flores.

Leia também: Qual a melhor data para casar?

4) Ornamentação para casamento no momento da festa

Lembre-se disso: ao escolher um espaço de festas naturalmente bonito, onde não é preciso fazer uma série de modificações, tudo fica mais fácil. Entre os principais itens ligados à decoração da festa e que não poderiam estar de fora dessas dicas estão: hall de entrada, mesa dos noivos, dos convidados e dos doces.

Hall de entrada: além de ser o espaço para receber os convidados, é também um espaço onde as pessoas circulam no decorrer da festa. A decoração pode incluir fotos do casal, mural de recados para os noivos, mensagens e lembrancinhas aos convidados.

Mesa de doces e bolo: é bem estratégico investir em doces que sejam tão gostosos quanto bonitos, pois eles são peça-chave na decoração. Tenha cuidado para não exagerar nos itens decorativos, pois todos os doces devem ficar acessíveis.

Mesa dos noivos: esse é um espaço clássico que pode ser decorado com itens simples e elegantes. Vale incluir cadeiras diferentes dos demais convidados e decorá-las com flores e plaquinhas específicas evidenciando os recém-casados.

Mesa dos convidados: é recomendável que os vasos decorativos não ultrapassem a altura do queixo dos convidados, para que as pessoas que estão em lugares opostos da mesa consigam se ver. Menu gastronômico, plaquinha com foto dos noivos e uma mensagem aos convidados são acessórios.

Depois de ler esses quatro tópicos, você percebeu o quanto o assunto, ornamentação para casamento envolve uma série de detalhes? O segredo para que tudo saia o mais perfeito possível é contando com fornecedores de qualidade. Aproveite para conferir os serviços da Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos e encante-se.