Docinhos para festa de casamento: como escolher os melhores?

Os docinhos para festa de casamento fazem parte de um dos pontos altos do evento. Não tem como fugir, além da decoração, há os sabores. Os anfitriões esperam que tudo esteja perfeito e os convidados, que tudo esteja delicioso.

Quanto antes começar a pesquisar os fornecedores de doces, melhor. O ideal é que o casal aceite indicações. Claro que as degustações e os orçamentos contam, contudo no dia da festa os noivos não podem se preocupar com isso. Então um fornecedor comprometido e de qualidade é o mínimo que se espera.

Afinal, doces podem sobrar, mas jamais faltar!

Quanto encomendar de docinhos?

Os nossos fornecedores indicam entre 6 e 7 unidades por convidado, mas não é uma ciência exata. É preciso levar em consideração algumas coisas. Por exemplo:

– Haverá bolo e docinhos?

Então conte cerca de 100 g de bolo e mais aproximadamente 6 docinhos por pessoa.

– Haverá bolo, docinhos e cupcakes?

Contabilize 1 cupcake, 60 g de bolo e 5 docinhos por convidado.

– Haverá jantar completo com sobremesa, bolo e docinhos?

Além do jantar, considere a sobremesa, 60g de bolo e 5 docinhos para cada um. Porém aumente o intervalo entre um e outro no momento de servir.

– Na mesa de encerramento, junto ao café, devo considerar docinhos também?

Depende dos noivos e dos convidados. A dica é servir os bem-casados bem embalados, pois ficará a critério dos convidados se os degustarão no local ou depois.

Leia mais: Festa de casamento: Atenção ao escolher o local certo

Como escolher os docinhos para festa de casamento?

Como tudo nesse dia tão especial, os doces devem respeitar os gostos e as personalidades dos noivos. Depois, as características dos convidados. Também é indicado que dialoguem com o cardápio do jantar ou almoço, incluindo a bebida.

Esse diálogo de sabores e texturas tem sido cada vez mais apreciado. Bem como a combinação inclusive visual, tanto da mesa dos doces como uma harmonização da apresentação dos pratos. Para comer com os olhos mesmo! Tudo envolto ao tema escolhido pelos noivos.

A seguir, os clássicos docinhos para festa de casamento que são segurança de sucesso:

– Brigadeiro tradicional

– Docinho de coco

– Doces com amêndoas e castanhas

– Tortinha ou mousse de limão e maracujá

Porém, como as pessoas são movidas a novidades, você também pode (e deve!) explorar o novo. Está em alta:

– Releitura dos doces clássicos

– Flores comestíveis

– Rendas e demais embalagens comestíveis

– Combinações com frutas exóticas

– Opções sem lactose ou para convidados diabéticos

Recentemente notamos um aumento das pessoas com intolerância à lactose ou ao glúten. Como nem sempre é possível chegar a esse nível de intimidade com 100% dos convidados, é de bom tom ter uma opção neutra, ainda que em menor quantidade.

Uma sugestão é combinar os docinhos para festa de casamento entre clássicos e modernos.

Importante: os convidados apreciam e esperam pelos bem-casados, por essa razão esse mimo está além da lista dos docinhos, certo?

Decoração dos docinhos

Do chocolate granulado ao redor dos brigadeiros tradicionais, aos minipombos brancos esculpidos em pasta, que adorna delicadamente os docinhos para festa de casamento

Não existe uma regra clara quanto à decoração dos docinhos para festa de casamento. A verdade é que vai da criatividade da confeiteira e sua equipe, bem como as preferências dos noivos.

Uma dúvida recorrente é se as forminhas decorativas estão ou não inclusas no orçamento. Mais uma vez, depende do seu fornecedor. Em linhas gerais, quando os noivos desejam uma embalagem especial, seja de papel ou tecido, esta fica por conta do casal.

Há forminhas proporcionalmente mais caras que o próprio docinho. Então, uma solução é usar parcialmente em algumas unidades para compor a mesa. Mas servir aos convidados a mesma delícia numa embalagem menos rebuscada.

Durabilidade e conservação dos docinhos para festa de casamento

Como cada docinho tem seus próprios ingredientes, a sua validade e forma de conservação se diferem. Observe que os docinhos devem ser entregues em caixas separadas com a data de fabricação e validade facilmente identificáveis.

Em caso de docinhos mais delicados, que precisam de refrigeração, por exemplo, é preciso que esteja destacado também na caixa protetora, bem como a temperatura de armazenamento.

E também é importante ter um cuidado especial com a mesa dos doces desde a pré-montagem ao término da festa, que é um dos pontos mais altos e merece essa atenção. Durante a celebração, se sua festa for grande e tiver várias crianças, a mesa ficará eventualmente desfalcada de delícias. Já imaginou?

Falando em final da festa, vale pensar numa marmitinha? Sim! Para os noivos. Já deixe acordado com seu fornecedor essa delicadeza. Porque durante a festa a correria é tanta que às vezes os anfitriões passam pelo momento sem provar dos docinhos que foram escolhidos com tanto carinho.

Leia mais: Por que você deve optar pelo Recanto

Mesa dos docinhos para festa de casamento

Embora você conte com o serviço de cerimonialista, que certamente fará um lindo trabalho, é bacana que os noivos apresentem referências visuais do tipo de mesa de doces que esperam. Isso facilita, e muito, o trabalho dos organizadores.

Mesas de doces decoradas com flores? Combina sim e fica chique. Especialmente tulipas, orquídeas, lírios, copos-de-leite e outras que tenham uma boa durabilidade e altura. Elas conferem um ar romântico e elegante, misturando suas cores e folhagens ao movimento visual.

O movimento visual é a brincadeira que o nosso olhar faz involuntariamente diante de uma imagem bonita. Por isso mesmo que em algumas celebrações as mesas dos docinhos para festa de casamento são tratadas como verdadeiras instalações ou cenários.

Nessa montagem, é importante que se brinque com as alturas dos elementos onde os docinhos serão dispostos. Essa é a hora de expor a personalidade do casal e fazer uso da memória afetiva, como usar peças de família. Esteja certo de que colocar, ainda que como elemento decorativo, aquele bule de prata da bisavó na mesa trará emoção.

Afinal, casamento é isso, pura emoção. O lado doce da vida. Então nada melhor que uma mesa de doces decorada e cheia de referências para marcar a união dessa nova família.

Explorar

Share This