Blog

Festa de 15 anos: Um sonho que pode se tornar realidade

18/09/2020

A festa de 15 anos é um momento importante para muitas garotas, principalmente pelas tradições que envolvem essa comemoração. As debutantes se transformam em jovens mulheres e querem fazer isso em grande estilo.

Por ser algo tão especial, cabe aos pais pensarem em todos os detalhes com antecedência. 

O planejamento é um dos passos fundamentais para realizar o sonho da sua filha. Isso porque são muitos detalhes e itens a serem definidos, que demandam tempo e dedicação.

Para não errar na organização, preparamos uma lista com tudo que você precisa fazer. Assim, a festa da sua filha será como ela sempre sonhou. Confira a seguir as dicas para planejar a festa:

1) Defina uma data

Um dos primeiros passos para começar a organizar uma festa de 15 anos é a escolha da data.

É a partir dela que você poderá definir outros detalhes da comemoração, como a escolha do espaço, por exemplo. Tendo certeza da data, já é possível seguir outras etapas do planejamento. 

2) Orçamento para festa de 15 anos

Assim como a data, o orçamento também é o ponto de partida no planejamento de uma festa.

Com ele é possível ter uma noção mais ampla dos gastos para o evento e se organizar baseado nisso.

Os pais precisam sentar e determinar o quanto pode ser gasto com a festa. Desta forma, conseguirão adequar o evento dentro de um orçamento pré-determinado, sem muita dor de cabeça.

Uma das opções é contratar um buffet, o que possibilita que a comemoração tenha tudo que a aniversariante merece. As empresas possuem pacotes específicos para debutantes e costumam sair bem mais em conta do que contratar tudo a parte.

Planejá-lo com antecedência dá abertura para formas de pagamento mais flexíveis e contratação de pacotes adicionais.

Espaço para festa de 15 anos

3) Como será a festa?

A comemoração dos 15 anos tem diversas tradições que podem ajudar no planejamento da festa. Traçar um roteiro de todos os momentos importantes do evento tornará a organização mais fácil.

Nas festas mais tradicionais é comum encontrar alguns ritos, como:

  • Entrada da debutante e dos 15 casais na sequência;
  • As valsas com o príncipe e o pai da aniversariante e, em alguns casos, com os familiares mais próximos;
  • Valsa dos 15 casais, em que cada um representa um ano de vida da debutante, seguida pela dança para apagar as velas;
  • Homenagens e retrospectivas da família;
  • Hora de cantar parabéns e abertura da balada para os convidados.

Organizar esse roteiro ajudará a definir outros itens, como o espaço no salão e o estilo da cerimônia. Cada uma dessas etapas tem uma duração, por isso é importante planejá-las previamente. Assim, no dia da festa de 15 anos tudo saíra como o esperado.

Veja também: Espaço para festa de 15 Anos: Como escolher o ideal?

4) Lista de convidados

Parte da organização de uma festa é a lista de convidados, que também precisa ser decidida antecipadamente.

As festas de debutante contam ainda com uma lista bem especial: os 15 casais escolhidos pela aniversariante. Cada um deles representará um ano de vida de sua filha e participam de alguns momentos importantes da comemoração.

Por isso, além de escolher os amigos e familiares que participarão desse grande momento, também é preciso listar os casais. É comum que as jovens escolham os amigos mais próximos para os ritos tradicionais de sua festa de 15 anos.

Uma forma de chegar nessa decisão é sentar com a sua filha e listar tanto os convidados como os nomes para formar os casais.

5) Tema da festa de 15 anos e músicas

Além de todos os pontos mostrados aqui, o planejamento também envolve o estilo do evento. Isso vale em relação à decoração e as músicas que irão animar a festa de 15 anos.

Normalmente, a aniversariante dá preferência a temas que sejam relacionados com o seu estilo. Algumas escolhem festas mais tradicionais, outras optam por temas modernos e tem até aquelas que inovam e fogem do convencional.

Hoje, as festas de debutante exploram temáticas variadas, não se limitando apenas ao padrão desse tipo de comemoração.

Outro ponto importante é a playlist da festa, que pode combinar com a escolha do tema. Além disso, há músicas que são marcantes na vida da aniversariante e podem ser organizadas para tocar em momentos especiais da comemoração.

6) Escolha dos vestidos

Uma das tradições principais da festa de 15 anos é a troca do vestido. É comum que as meninas estejam com um traje mais simples no início da comemoração e o troquem por um modelo mais elegante.

Esse segundo vestido, além de simbolizar a passagem de menina para mulher, também é usado na valsa. Por isso ele é pensado no planejamento da festa. É importante que esse item seja definido antes por algumas questões:

As aniversariantes têm a opção de usar um vestido feito sob medida ou alugá-lo. Em ambos os casos, o modelo deve ser escolhido previamente, já que há provas para deixá-lo perfeito.

Se o vestido for sob medida, pode demorar até 6 meses para ser confeccionado. Com o aluguel, a reserva da data também exige uma escolha antecipada.

Os casais também usam roupas especiais. Para os meninos é mais fácil, pois os ternos não exigem uma produção com tanta antecedência. As meninas também precisam ter o vestido escolhido antes, pelos mesmos motivos da aniversariante.

Lembrando que todos estarão vestidos iguais, o que demanda uma quantidade maior de trajes. Definir esse item no início do planejamento é importante, pois facilita encontrar as roupas que serão usadas no dia da festa.

Dicas que tornam o evento perfeito

Esses são os pontos que você deve pensar para organizar a festa de 15 anos da sua filha. Ela também pode participar do planejamento em muitos momentos, para que tudo fique como sonhou.

Gosta de dicas como essas? Acompanhe o blog do Recanto dos Sonhos e fique por dentro das principais tendências para aniversários de debutantes.

Espaço para festa de 15 anos

Matérias Recentes

4 motivos para realizar palestras institucionais fora do ambiente da empresa

Você já pensou em realizar suas palestras institucionais para além dos limites do escritório? Se não, talvez esteja na hora de...

Leia Mais

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro: Decoração com a Árvore Francesa

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro! O mundo dos casamentos é sempre uma fonte inesgotável de inspiração, e quando se trata de casais...

Leia Mais
carro da barbie

Rosa no casamento: como usar a cor da Barbie no seu casamento

O mundo da Barbie está invadindo as telonas e conquistando corações! E com todo esse sucesso rosa, nada melhor do que aproveitar o...

Leia Mais

Matérias Recentes

Músicas para Casamentos: recomendação da cantora Lorenza Pozza

...

Leia Mais

#Podcast – Tendências para Casamentos em 2024

...

Leia Mais

Vídeo novo cerimonial mini wedding Recanto dos Sonhos

...

Leia Mais
Card image

Receba agora mesmo um orçamento para você realizar seu grande dia no

Recanto dos Sonhos

Clique aqui

Planilha inteligente para

Lista de convidados

Lista de convidados

Baixe o ebook Baixe o ebook

Planilha de planejamento

Financeiro

Financeiro

Baixe o ebook Baixe o ebook

Para se casar no Recanto

30 Motivos

30 Motivos

Baixe o ebook Baixe o ebook

Todos os materiais para

Planejar seu evento

Planejar seu evento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Papelaria de

Casamento

Casamento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Cardápio Recanto dos Sonhos

O seu evento acontecerá uma única vez, não terá depois ou segunda chance para ser realizado do jeitinho que você sempre sonhou! Aproveite as oportunidades, escolha a opção que mais combina com o seu evento:

ACESSE NOSSO CARDÁPIO DOS SONHOS
Chat WhatsApp

Recanto dos sonhos

online

Olá, vamos conversar?
Preencha os dados abaixo para agilizar nossa conversa e ser redirecionado ao WhatsApp.