Blog

FIQUEI NOIVA E AGORA?

21/03/2017

Fiquei noiva e agora? Por onde devo começar? Se você está nessa fase da sua vida, saiba que você não está sozinha. Ela é comum a muitas noivas que, depois do tão sonhado pedido de casamento, precisam iniciar os preparativos para o grande dia.

A fase do planejamento — que, geralmente, começa entre um e um ano e meio antes da celebração — é extremamente importante e muitos casais ficam em dúvida sobre o que deve ser feito primeiro.

Para te ajudar, mostraremos abaixo como iniciar a organização dessa data tão especial. Continue a leitura!

Defina a data e o estilo da comemoração

O primeiro passo do planejamento é definir a data com o noivo. Escolha o mês em que vocês desejam se casar e procurem ser flexíveis com a data, assim haverá mais opções de fornecedores e locais, lembre-se de que alguns meses do ano, como maio e setembro, são bastante concorridos.

O estilo da comemoração e a data devem ser pensados em conjunto. Se a ideia for realizar um casamento ao ar livre, por exemplo, marcá-lo durante o outono ou a primavera é uma boa decisão, porque o clima é agradável e a probabilidade de chuva é menor.


Se o desejo for por um destination wedding (quando os noivos escolhem uma cidade diferente da sua para realizar a cerimônia de casamento), opte por uma data com feriado prolongado para facilitar a locomoção dos convidados. Essa também é uma sugestão para casos em que as famílias moram longe.

Por fim, defina se a cerimônia religiosa será feita na igreja ou no local da festa. Algumas igrejas são bastante concorridas e será preciso reservá-las com antecedência.

Estabeleça o orçamento

Tenha em mente o quanto você e seu noivo poderão investir e procure manter um controle financeiro para não extrapolar esse valor.

“Fiquei noiva e agora? Quanto custará meu casamento?” O custo total do evento depende de diversos fatores: estilo da festa, quantidade de pessoas, quais os serviços contratados, etc.

Para ter uma ideia de valores, comece orçando o espaço da festa, buffet e decoração. Normalmente, esses são os serviços que precisam de mais investimento. No Recanto dos Sonhos você pode orçar a sua festa completa através desse link: http://bit.ly/orcamento-recanto-dos-sonhos

Defina a lista de convidados

Você ficou noiva e agora é o momento de fazer a lista de convidados!


Os valores de uma festa podem aumentar consideravelmente de acordo com o número de pessoas. Por isso, a elaboração da lista é uma etapa bastante delicada e, em alguns casos, chega a tirar o sono dos noivos. Mas não se desespere, vocês terão tempo para ajustá-la com calma no decorrer do planejamento.


Nesse primeiro momento, a lista de convidados serve para você ter uma ideia de quantas pessoas gostaria de convidar e analisar se o número está adequado ao orçamento. Inclua familiares, amigos e crianças — geralmente, os buffets de casamento contabilizam crianças acima de 6 anos.

Contrate uma assessora de casamento

No começo dos preparativos também é necessário estabelecer se haverá uma assessora de casamento. Essa profissional tem um papel significativo na organização do evento e te auxiliará no processo de contratação de todos os fornecedores.


“Fiquei noiva e agora? Será que preciso de uma assessora?” Se você tiver em dúvida sobre a necessidade de contar ou não com esse serviço, analise o tempo de planejamento e o quanto você conseguirá se dedicar aos preparativos.

Para casamentos com mais de 100 convidados ou que tenham um curto prazo para a organização — cerca de 6 meses ou menos — com certeza, esse serviço será de grande ajuda.

Selecione os principais fornecedores


Com cerca de um ano para a data escolhida, é o momento de selecionar os principais fornecedores do evento, são eles: local, buffet e decoração. Essa etapa envolve desde pesquisa, cotação, reunião e degustação até o fechamento do contrato.


Alguns locais são bastante concorridos, portanto, é necessário defini-los o quanto antes, mas faça tudo com tranquilidade e avalie bem para contratar um espaço com boa infraestrutura para você e seus convidados.

Aliás, essa dica vale para todos os fornecedores: pesquise bastante para selecionar empresas confiáveis e que ofereçam um serviço de qualidade. O Recanto tem um guia de fornecedores que você pode conferir aqui.


Como organizar tudo? Faça um checklist do casamento


Em um primeiro momento o planejamento do casamento é um pouco assustador, não é mesmo? São tantas etapas e detalhes para decidir que parece que você não dará conta de tudo, mas mantenha a calma, pois com paciência e organização tudo dará certo!


Faça um checklist para acompanhar os preparativos. Coloque nele todos os itens do casamento que precisam ser definidos e uma data limite para que isso aconteça. Assim, você conseguirá visualizar facilmente o que precisa ser resolvido.
Aproveite o momento!

Nós sabemos que essa etapa é repleta de atividades: é preciso definir os serviços do evento e adequá-los ao orçamento, contratar os fornecedores, fazer reuniões, finalizar a lista de convidados, entre outras tarefas. Contudo, também é um momento de expectativa, de imaginar como será a data e de colocar todo seu carinho e dedicação para a realização desse grande dia.


Nós, da Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos, podemos fazer com que seu casamento seja ainda mais especial! Participe do Workshop dos Sonhos e tire as suas dúvidas sobre a organização do seu casamento e aproveite e conheça nosso espaço, faça a sua inscrição nesse link: http://bit.ly/workshop-dos-sonhos

Matérias Recentes

4 motivos para realizar palestras institucionais fora do ambiente da empresa

Você já pensou em realizar suas palestras institucionais para além dos limites do escritório? Se não, talvez esteja na hora de...

Leia Mais

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro: Decoração com a Árvore Francesa

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro! O mundo dos casamentos é sempre uma fonte inesgotável de inspiração, e quando se trata de casais...

Leia Mais
carro da barbie

Rosa no casamento: como usar a cor da Barbie no seu casamento

O mundo da Barbie está invadindo as telonas e conquistando corações! E com todo esse sucesso rosa, nada melhor do que aproveitar o...

Leia Mais

Matérias Recentes

Músicas para Casamentos: recomendação da cantora Lorenza Pozza

...

Leia Mais

#Podcast – Tendências para Casamentos em 2024

...

Leia Mais

Vídeo novo cerimonial mini wedding Recanto dos Sonhos

...

Leia Mais
Card image

Receba agora mesmo um orçamento para você realizar seu grande dia no

Recanto dos Sonhos

Clique aqui

Planilha inteligente para

Lista de convidados

Lista de convidados

Baixe o ebook Baixe o ebook

Planilha de planejamento

Financeiro

Financeiro

Baixe o ebook Baixe o ebook

Para se casar no Recanto

30 Motivos

30 Motivos

Baixe o ebook Baixe o ebook

Todos os materiais para

Planejar seu evento

Planejar seu evento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Papelaria de

Casamento

Casamento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Cardápio Recanto dos Sonhos

O seu evento acontecerá uma única vez, não terá depois ou segunda chance para ser realizado do jeitinho que você sempre sonhou! Aproveite as oportunidades, escolha a opção que mais combina com o seu evento:

ACESSE NOSSO CARDÁPIO DOS SONHOS
Chat WhatsApp

Recanto dos sonhos

online

Olá, vamos conversar?
Preencha os dados abaixo para agilizar nossa conversa e ser redirecionado ao WhatsApp.