Blog

O que faz uma assessora de casamento?

07/08/2020

Há quem pense que investir em festa de casamento é desperdício. Ledo engano. Esse é o exemplo de o que faz uma assessora de casamento. Zelar pelo investimento do casal e se preocupar para que o grande dia seja o mais perfeito possível.

O trabalho dessa profissional pode começar bem antes da data da festa, preferencialmente meses antes. Ou abrange apenas um suporte para o grande dia. De qualquer forma, cabe à cerimonialista de casamento o trabalho de conhecer os gostos e preferências do casal tanto para dar início à pré-produção do evento, como coordenar as ações no dia de intensa ansiedade.

A ABRAFESTA – Associação Brasileira de Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais – prefere o termo “organizador (a) de eventos”. Porém, a prática de o que faz uma assessora de casamento se revela muito mais complexa e multitarefa.

O que faz uma assessora de casamento?

Os noivos decidiram que vão se casar. Que alegria! Mas e agora? É aí que entra em cena a profissional de casamentos. A partir de um primeiro contato, será definido se o casal deseja contratar o serviço de assessoria completa ou parcial.

As opções completas incluem o acompanhamento passo a passo que antecede o grande dia, bem como até o último convidado deixar o local da festa em segurança. Caso os noivos escolham serviços parciais, vai depender de quais etapas precisam de suporte. Ainda que seja apenas para o dia do casamento, quando os nubentes e convidados ficam meio perdidos.

Como em nenhum momento o serviço é imposto, cabe ao casal escolher entre contratar o serviço de cerimonialista ou não. E caso decidam positivamente, constará em contrato questões a cargo do profissional contratado. Ainda que os noivos fechem o pacote completo, competem a eles as escolhas e palavras finais junto aos fornecedores.

Leia também: Buffet para festa de casamento: O que devo levar em consideração ao escolher?

Pacote completo

Ainda que pareça a princípio a opção mais cara, o pacote completo é aquele que maior benefício trará ao futuro casal. Isso porque dentre o que faz uma assessora de casamento, a partir da primeira reunião em particular com o casal, ela levantará o perfil dos noivos e o conceito do evento.

Desse encontro em diante, a cerimonialista poderá tratar de colocar no papel todos os desejos e sonhos do casal para o dia mais especial de suas vidas. Normalmente esse trabalho é desenvolvido muito em contato com a noiva, embora existam noivos que sejam mais românticos que seus pares, portanto são tão sonhadores quanto elas.

Em posse dessas informações, as assessoras vão a campo e começam o trabalho de pesquisa. Caso os noivos tenham um orçamento estipulado, esse deve ser colocado logo de início. Pois, a questão financeira eventualmente é um ponto importante para alguns casais, então nada melhor do que evitar surpresas indesejadas.

Entre planilhas e orçamentos

Os meses que antecedem a data do casamento passam muito mais rápido do que de costume. O relógio parece que ganha um acelerador. Dessa forma, ter alguém em quem os noivos possam confiar e delegar atividades é muito bom.

Mas para que tudo ocorra como desejado, reuniões periódicas são necessárias. Nessas reuniões cabe à assessora apresentar imagens, ideias e soluções que agradem ao casal. Entre elas, para cada serviço a ser adquirido, são dadas cerca de 4 opções de orçamento.

O que faz uma assessora de casamento também compreende o acompanhamento dos noivos em visitas aos locais desejados, como buffets e espaços de eventos. Bem como as degustações de cardápio, doces e bolos. Aliás, essa parte consta em um cronograma elaborado especialmente para cada casal, conforme as suas preferências e disponibilidade de tempo.

Escolha e envio dos convites, confirmações de presença. Datas de ensaios, flores, cortejo, músicas e opções de decoração. Algumas noivas também pedem ajuda na escolha dos vestidos e os noivos, indicações para os ternos, além de sugestões para as roupas das madrinhas e padrinhos. É comum que se crie um laço de carinho e amizade no decorrer dos meses.

Chegou o Grande Dia

Então, o que faz uma assessora de casamentos nesse dia de intensa emoção e correria? Acompanha um cronograma previamente definido pelos noivos para que tudo seja como planejado. Tanto para quem teve a oportunidade de contar com uma assessoria mais completa, como a parcial para apenas esse dia.

– Acompanha a montagem do evento;

– Verifica a data e entrega dos fornecedores;

– Avalia a qualidade dos produtos;

– Supervisiona a decoração;

– Recepciona e instrui o padre, pastor ou o responsável pelas bênçãos religiosas (se for o caso);

– Está à disposição da noiva para dar instruções à maquiadora e cabeleireira;

– Suporte aos noivos, caso precisem trocar de roupa no local da festa;

– Auxilio na recepção dos convidados;

– Instrui pais, padrinhos e madrinhas quanto aos procedimentos;

– Tira dúvida dos convidados;

– Resolve problemas e imprevistos;

– Fiscaliza a limpeza e higiene do local;

– Acompanha o trabalho do staff, como segurança, copeiras, garçons e outros.

– Se responsabiliza pelo local quando os noivos deixam a festa para a lua de mel;

– E o trabalho só termina quando o último convidado seguir em segurança de volta para casa.

Na verdade, o que faz uma assessora de casamentos continua:

– Pois se certifica de que os itens alugados foram devolvidos em perfeita ordem e estado;

– Acompanhamento das faturas, se estão de acordo com os contratos e os combinados;

Após tudo ter sido entregue, concluído e estar de acordo com a satisfação dos recém-casados, a assessora de casamentos pode partir para prestar serviço ao próximo casal. No Recanto, caso os noivos acabem não optando pela assessora de casamento, no dia do evento podem contar com fadas madrinhas para ajudá-los.

Matérias Recentes

4 motivos para realizar palestras institucionais fora do ambiente da empresa

Você já pensou em realizar suas palestras institucionais para além dos limites do escritório? Se não, talvez esteja na hora de...

Leia Mais

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro: Decoração com a Árvore Francesa

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro! O mundo dos casamentos é sempre uma fonte inesgotável de inspiração, e quando se trata de casais...

Leia Mais
carro da barbie

Rosa no casamento: como usar a cor da Barbie no seu casamento

O mundo da Barbie está invadindo as telonas e conquistando corações! E com todo esse sucesso rosa, nada melhor do que aproveitar o...

Leia Mais

Matérias Recentes

Músicas para Casamentos: recomendação da cantora Lorenza Pozza

...

Leia Mais

#Podcast – Tendências para Casamentos em 2024

...

Leia Mais

Vídeo novo cerimonial mini wedding Recanto dos Sonhos

...

Leia Mais
Card image

Receba agora mesmo um orçamento para você realizar seu grande dia no

Recanto dos Sonhos

Clique aqui

Planilha inteligente para

Lista de convidados

Lista de convidados

Baixe o ebook Baixe o ebook

Planilha de planejamento

Financeiro

Financeiro

Baixe o ebook Baixe o ebook

Para se casar no Recanto

30 Motivos

30 Motivos

Baixe o ebook Baixe o ebook

Todos os materiais para

Planejar seu evento

Planejar seu evento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Papelaria de

Casamento

Casamento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Cardápio Recanto dos Sonhos

O seu evento acontecerá uma única vez, não terá depois ou segunda chance para ser realizado do jeitinho que você sempre sonhou! Aproveite as oportunidades, escolha a opção que mais combina com o seu evento:

ACESSE NOSSO CARDÁPIO DOS SONHOS
Chat WhatsApp

Recanto dos sonhos

online

Olá, vamos conversar?
Preencha os dados abaixo para agilizar nossa conversa e ser redirecionado ao WhatsApp.