Como organizar um casamento perfeito



Encontrou o par dos sonhos, idealizou a vida a dois, encontrou o cantinho perfeito para viver mas ainda está se descabelando com os detalhes do casório? CALMA. A gente te ajuda a se organizar para reduzir o stress do momento e organizar o casamento do jeitinho que você sonhou, perfeito e sem complicações.  Antes de tudo, tenham em mente quanto tempo vocês têm até a data prevista da festa e alinhem esse tempo com o passo a passo do Recanto dos Sonhos de como organizar um casamento perfeito e tudo sairá como vocês sonharam!

Neste post você não vai encontrar um cronograma fechado de como organizar porque consideramos que cada casal pode ter um tempo diferente; alguns conseguem planejar com até três ano de antecedência, outros, porém, tem apenas poucos meses entre o sim e o altar.

O que todos os casais tem incomum é considerarem o casamento um dos eventos mais importantes da vida dos dois e que, portanto a data merece um minucioso cuidado para que a celebração seja exatamente como os noivos planejaram.

 

Mas então... O que fazer?

 

1. Primeiro passo: Defina o estilo de festa

 

Defina o estilo do casal e com isso, o estilo de festa mais apropriado. Este acaba por ser o passo mais importante porque vai nortear todas as outras escolhas/investidas dos dois, então se concentrem e disponibilizem quanto tempo for necessário para isso. Conversem, leiam, vejam fotos e vídeos com diferentes tipos de casamentos e considerem, obviamente, o orçamento disponível. O estilo do casal inclui desde a preferência por grandes festas ou eventos mais íntimos, cerimônias nos estilos campestre, rústico, clássico, temático, deslumbrante, ou familiar; se vai ter ou não a celebração religiosa (na igreja ou no local?) e todos esses pequenos grandes detalhes.

 

2. Defina o número de convidados

 

Definido o estilo da festa, o segundo passo é definir o número de convidados e o grau de proximidade que a extensão da sua lista permite. Uma festa para 300 convidados permite que aquelas tias do interior, com quem vocês tiveram pouco contato ao longo do relacionamento, ou aquele amigo do amigo que apresentou você, sejam convidados, por exemplo. Já uma festa para 80 pessoas exige que apenas os familiares e amigos mais próximos estejam presentes. Uns dos maiores segredos de como organizar um casamento perfeito está na coerência entre orçamento/espaço/estilo/número de convidados. Então não percam o foco e mantenham a decisão tomada na hora de definir o estilo.

 

3. Escolha um lugar que combine com vocês

 

Sabendo quantos convidados seu evento comportará, o terceiro passo é escolher um lugar que combine o estilo e o espaço necessário para a recepção dos convidados. Um lugar maior comporta bem muitas ou poucas pessoas já um lugar pequeno torna-se desconfortável caso hajam muitos convidados. Aqui também é importante notar se o lugar está de acordo com o estilo. Por exemplo, se o casal deseja ter uma apresentação de música ao vivo, é importante que a acústica do lugar seja apropriada. Atentem-se para todos os detalhes.

 

4. Crie uma planilha de contatos

 

Nesta etapa vocês provavelmente já devem ter uma lista de fornecedores e prestadores de serviço. Criar uma planilha digital com dados de contato e principais atrativos de cada um é uma ótima ferramenta de visualização e pesquisa e será fundamental no processo final de negociação e contratação. Vamos então considerar que organizar os dados que vocês coletaram seja o quarto passo, mas que deve ser posto em prática desde o primeiro momento.

 

5. Defina o tipo de serviço

 

No quinto passo o casal já tem muito claro tudo o que deseja; já sabe como e para quantas pessoas será o evento, já tem uma lista de possíveis lugares e agora precisa definir o tipo de serviço; almoço, jantar, aperitivos, buffet, self-service e após consultar os forneceres compatíveis, definir o menu da festa. Falta pouco. Resta apenas, considerando o espaço, o tipo de serviço e o menu, definir as cores do evento e o tipo de música tocada.

Parece caótico mas definindo as prioridades e com um pouco de organização é possível ter um casamento dos sonhos organizado em três anos ou poucos meses. No Recanto dos Sonhos somos todos especialistas em como organizar um casamento perfeito e é com toda prioridade que te damos essas dicas!

Faltou algo?

Entre em contato conosco ou faça-nos uma visita. Casar aqui, com certeza vai entrar para os seus planos!